O que é a Osteopatia?
É uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do corpo. A sua origem data do final do séc. XIX, quando o médico norte-americano Andrew Taylor Still identificou a inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e o resto do corpo.
Como actua a Osteopatia?
A Osteopatia actua através do tratamento manual. A natureza dotou o nosso corpo com capacidade de auto-cura e reequilíbrio. A intervenção do Osteopata é estimular, com o contacto das suas mãos, todo esse processo, tratando assim as disfunções somáticas e estruturais do corpo.
Qual é o campo de acção da Osteopatia?
O aparelho locomotor, coluna vertebral, articulações, músculos e ligamentos. O sistema visceral, certos desequilíbrios funcionais e zona craniana. A Osteopatia actua na prevenção de vários distúrbios, sendo ainda eficaz como complemento de práticas psicoterapêuticas e médicas.
Quem é o Osteopata?
É um terapêuta com sólida formação em ciências médicas, que conhece profundamente os processos metabólicos, fisiológicos e mecânicos do corpo humano e domina as técnicas manuais adequadas para o diagnóstico e tratamento de disfunções somáticas.
Qual é o método de tratamento utilizado em Osteopatia?
Cabe ao Osteopata normalizar as estruturas, promovendo o reequilíbrio corporal de forma natural. Aplica algumas das seguintes técnicas:
Técnicas estruturais - manipulações articulares (thrust techniques).
Técnicas rítmicas - bombeios e técnicas harmónicas.
Técnicas funcionais - alongamentos musculares e várias técnicas de massagem.
O tratamento osteopático é efectuado após um rigoroso exame físico que inclui a anamnese, observação postural, avaliação dos tecidos e da mobilidade do aparelho músculo-esquelético e, quando necessário, exames complementares de diagnóstico.
Em que casos se recomenda a Osteopatia?
A Osteopatia é recomendada nos seguintes casos: dores de costas em geral, cervicalgias, torcicolos, neuralgia cervicobraquial, dorsalgias, lombalgias, ciática, lesões desportivas, stress, rigidez e tensão muscular, irritabilidade, dores de cabeça, etc.
Com um tratamento osteopático pode reencontrar uma postura adequada, aumentar a mobilidade articular e ficar sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, adquire-se a harmonia integrada do corpo que proporciona o bem estar físico e psíquico.
O que é que habitualmente os Osteopatas tratam?
Mais de metade dos seus pacientes sofrem de dores nas costas. Grande parte das dores nas costas resultam de distúrbios mecânicos da coluna, devido a uma sobrecarga na mesma (má postura), perturbações nas articulações (alimentação inadequada), rigidez muscular e lesões nos discos intervertebrais (esforços físicos inadequados).
O tratamento osteopático, através de uma análise global do paciente e com métodos completamente naturais, melhora o seu estado geral de saúde e torna-se um sucesso, na medida em que restabelece o estado de conforto perdido.
Dr. Sérgio Candeias
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário